A Agência Pública divulgou o primeiro episódio do podcast de Caso K – A História Oculta do Fundador da Casas Bahia, onde descreve o envolvimento de Samuel Klein com exploração sexual de crianças e adolescentes.
No primeiro episódio, aparecem relatos de pessoas que ajudam a expor como poder e prestígio foram usados para encobrir a rede de abusos mantida por Samuel Klein durante décadas.
INTRODUÇÃO E CRÉDITOS
Quem nasceu entre as décadas de 1980 e 1990 dificilmente nunca ouviu falar de Samuel Klein ou das Casas Bahia. Ele foi o fundador de uma das maiores redes de varejo do país, destacando-se como o mito do “self-made man”, termo usado no mundo corporativo para descrever alguém que alcança sucesso, riqueza e prestígio por mérito próprio.
O primeiro episódio de CASO K – A História Oculta do Fundador da Casas Bahia resgata o passado e a trajetória de Samuel Klein, um polonês de família judaica, que chegou ao Brasil na década de 1950, após as perseguições sofridas durante a Segunda Guerra Mundial e aqui viveu por mais de 60 anos. Ele começou sua carreira como comerciante vendendo produtos de porta em porta na cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista e em pouco tempo adquiriu a loja que manteria sob o nome de Casas Bahia.
Como empresário, Klein desenvolveu o conceito de crediário, consolidando uma freguesia fiel entre as camadas C, D e E da população. Embora a empresa tenha mudado de proprietário e de nome ao longo dos anos, ela ainda existe atualmente como Grupo Casas Bahia, com lojas espalhadas por todo o Brasil. Essa é uma história que muitos já conhecem ou ouviram falar. Porém, parte de sua trajetória foi ocultada.
Nos anos 90, enquanto Samuel Klein construía seu império de lojas, um esquema de aliciamento e exploração sexual de crianças e adolescentes, crescia tanto quanto seus negócios. Ele usava sua história de vida e de superação das dificuldades de forma perversa. “Ele adorava exibir [documentários sobre sua vida] para diversas meninas e quando começava a mostrar ele, os judeus e os campos de concentração, ele se excitava. Ele usava aquilo para se excitar”, afirma uma das vítimas do empresário.
Neste primeiro episódio do podcast, você pode conferir esse e os demais relatos de vítimas e testemunhas que foram ouvidas no processo de investigação sobre a rede de abusos mantida por Samuel Klein, o homem, a lenda. Confira aqui o roteiro na íntegra e acompanhe, semanalmente, o lançamento dos três próximos episódios desta primeira temporada de CASO K – A História Oculta do Fundador da Casas Bahia.
Equipe
Investigação: Mariama Correia, Andrea Dip, Ciro Barros, Clarissa Levy, Rute Pina e Thiago Domenici.
Desenvolvimento: Luana Rocha.
Roteiro: Clarissa Levy, Luana Rocha, Mariama Correia, Stela Diogo e Thiago Domenici.
Produção: Stela Diogo.
Pesquisa de arquivo: Thiago Domenici.
Revisão de roteiros e coordenação de podcasts da Agência Pública: Claudia Jardim.
Tratamento de sonoras das entrevistadas: Ricardo Terto.
Design de som, edição e finalização: Pedro Pastoriz.
Artes: João Ito.
Estratégia de divulgação e programa de Aliados da Agência Pública: Marina Dias, Letícia Gouveia, Renata Cons e Bruno Penteado.
Redes sociais: Karina Tarasiuk, Ethieny Karen, Raquel Okamura, Fernanda Diniz.
Direção geral de Caso K: Thiago Domenici.