A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social de Balneário Camboriú foi contemplada com mais de R$ 650 mil – recurso vindo do Fundo da Infância e do Adolescente (FIA), para o desenvolvimento do projeto ‘Pense Levinho’, que tem como público alvo crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.
O projeto foi inspirado no programa “Pense Leve”, também da Secretaria de Inclusão Social da cidade, e tem como principal objetivo a promoção de reflexões sobre a vida, o presente e o futuro dos participantes, com atividades que estimulam a autoestima, saúde mental e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e relacionamento.
Segundo a secretária de Inclusão Social da cidade, Christina Barichello, o Pense Levinho vai trabalhar o autoconhecimento das crianças e adolescentes envolvidos, com o objetivo de oferecer um ambiente mais humano e acolhedor para os jovens, com atividades que incluem passeios a pontos turísticos, parques, praias e centros culturais.
Os destinos dos passeios serão revelados apenas na chegada, adicionando um elemento de surpresa e descoberta.
Durante os encontros que o projeto também oferece, serão realizadas dinâmicas, rodas de conversa e atividades que incentivam a expressão emocional e o fortalecimento de vínculos, abordando temas delicados, como a separação temporária da família, medos e inseguranças.
A proposta é criar um espaço seguro e acolhedor, onde as crianças e adolescentes possam explorar suas emoções e desenvolver habilidades que os ajudem a enfrentar os desafios da vida.
Com o apoio financeiro do FIA, o Pense Levinho agora poderá, segundo Christina, transformar ainda mais a vida dessas crianças e adolescentes, oferecendo ferramentas para o desenvolvimento pessoal e social em um momento crucial de suas vidas.