Durante a semana que antecedeu o feriado de Finados (2), o Cemitério Municipal da Barra funcionou em horário ampliado para atender a demanda e neste sábado, abrirá das 8h às 18h e não será permitida a limpeza de túmulos. Será um dia especial somente para homenagens, segundo informou a diretora do Patrimônio Público de Balneário Camboriú, Claudineia da Costa Wolff (Zezé).
A expectativa é de intenso movimento no feriado, como acontece em todos os anos. Haverá cultos ecumênicos e missas. A prefeitura instalou tendas, palco, som e banheiros químicos, na Rua José Damásio Duarte, entre as duas alas do cemitério. Para a realização destes eventos foi solicitado o fechamento nesta sexta-feira (1) da Rua José Damásio Duarte, para a montagem das tendas destinadas à missa e culto e no dia de Finados, o fechamento da rua em frente ao Cemitério e à UPA da Barra.
O escritório que atende dentro do cemitério também estará aberto, das 8hs às 18hs, para emissão de boletos, atualização cadastral e demais informações.
Espaço esgotado
Além de cuidar dos vivos, a prefeita eleita Juliana Pavan também terá que se preocupar com os mortos, porque o espaço no Cemitério Municipal está esgotado.
Atualmente tem 3100 túmulos nas duas alas do cemitério, alguns deles com duas pessoas, outros com três e alguns com cinco.
“Destes todos podem ser utilizados para sepultamento, para os familiares. Mas vagas para novas sepulturas existem hoje aproximadamente 40 na parte horizontal”, disse Zezé.
Na parte vertical são 377 lóculos, dos quais 355 estão ocupados, restando 22 vagas.
“Quando estas vagas acabarem, a família pode optar pela cremação. Balneário Camboriú foi a primeira cidade catarinense a implantar a cremação social, para famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade”, segue a diretora.
Ela disse que as exumações também acontecem constantemente, quando a família decide tirar o corpo da sepultura e cremar.
“Isso sempre amplia as vagas. Em última hipótese, para ganhar espaço, os restos mortais serão guardados no ossário, mas tudo com autorização da família. A prefeitura só pode tomar uma decisão quando é constatado o abandono por parte da família”, informou Zezé.
Dengue
Durante o Dia de Finados, a equipe de combate à dengue da Secretaria da Saúde estará no cemitério distribuindo material e orientando sobre a importância da prevenção contra o mosquito Aedes aegypti.
Desta prevenção, faz parte, evitar plantas vivas nas sepulturas, para evitar acúmulo de água.