Desde junho, mulheres maiores de 18 anos que moram em Balneário Camboriú e que gostam de cantar, se reúnem às quartas-feiras, às 10h, na Casa da Família, para participar da oficina de Cantoterapia.
A oficina é gratuita e faz parte do projeto “Cantoterapia – Liberte Sua Voz”, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC), da Fundação Cultural.
A cantora e professora de canto, Susi Brito, autora do projeto, disse que não precisa ‘saber’ cantar para participar.
“Usamos as técnicas do canto para libertar a voz. Não precisa ser cantora para participar, mas alguém que queira soltar a voz. Isso mexe com muita coisa. Fazemos práticas com exercícios que também trabalham o emocional. É uma terapia porque juntam-se várias mulheres com os temas do feminino. A gente luta tanto para ter voz nesse universo, então é nesse sentido da gente ter voz, a gente se expressar e a gente usa a música para isso”, disse.
A associação de técnicas de canto com atividades artísticas terapêuticas estimula o vínculo social, empatia, cooperação, senso de pertencimento, além de criar uma rede de apoio, troca, aprendizado e solidariedade.
Interessadas devem se inscrever até final deste mês, na Casa da Família (Rua 3100, nº 876 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Devem apresentar comprovante de residência e documento original com foto. Os encontros vão até dezembro. Nos encontros de novembro, as participantes vão ensaiar para apresentação no Teatro Municipal Bruno Nitz, que será em 10 de dezembro.