Na próxima quinta-feira (24), os vereadores André Meirinho (PP) e Lucas Gotardo (Novo) vão apresentar um relatório de oposição na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Saneamento, com o objetivo de impedir o encerramento das investigações.
Na última reunião da comissão, realizada nesta quinta-feira (17), o relator Gelson Rodrigues (Cidadania) recomendou o fechamento da CPI, argumentando que não há elementos suficientes para justificar a continuidade dos trabalhos.
Meirinho e Gotardo discordam dessa conclusão e afirmam que muitas coisas precisam ser explicadas das omissões, sucateamento e má gestão na Emasa nos últimos anos.
“É mais uma manobra da base do governo tentar encerrar a CPI. Estamos lutando contra o sistema desde o início. São muitos os impactos para a cidade. Falta de balneabilidade, estação foi detonada, população pagou por um serviço e esgoto que não foi prestado. Rio cinza perceptível pela população e odor atingiu vários bairros. Esses problemas não podem ser ignorados, e é nossa responsabilidade dar continuidade às investigações e buscar respostas para a população”, disse André Meirinho.
Lucas Gotardo também destacou a importância de manter a CPI ativa para proteger o futuro da cidade.
“Balneário Camboriú viveu, devido aos problemas na estação de tratamento, uma crise sem precedentes na saúde pública, no meio ambiente, na economia, no turismo e na reputação da nossa cidade. Encerrar a CPI é desistir de ser verdadeiro com a população. O relatório que vamos apresentar deixa claro que precisamos continuar investigando e tomando medidas para resolver esses problemas”, afirmou Gotardo.
Texto: Gabinetes dos vereadores André Meirinho e Lucas Gotardo