Visite Balneário Camboriú, você vai gostar.

Candidatos de Balneário Camboriú com boa votação que não se elegeram

11/10/2024 | Clic, Eleições

Vários candidatos receberam votação expressiva na eleição de domingo, mas não se elegeram, apesar de terem feito muito mais votos do que outros que ficaram como suplentes.

É o caso de Dudu Mafra, do PP, que conquistou 874 votos e do atual vereador Omar Tomalih, do União Brasil, que fez 567 votos.

A explicação está no sistema proporcional de votação, usado no Brasil nas eleições de vereadores e deputados, porque além de votar no candidato que o eleitor escolheu, o conjunto de candidatos de um partido ou aliança precisam somar ‘x’ votos, e quando não atingem, não ocupam vaga alguma.  

Na listagem do Tribunal Superior Eleitoral aparecem 13 candidatos que somaram mais de 100 votos. Outros 40 obtiveram menos de 100 votos e o menos votado recebeu 2 votos.

A reportagem apresenta os dois mais votados desta lista. Eles falam sobre sua carreira profissional e sobre o resultado nas urnas.


Dudu Mafra (PP) – 874 votos

“Sou o Eduardo Machado Mafra, mas todos me conhecem por Dudu Mafra. Tenho 43 anos, sou nativo de Balneário Camboriú, cidade que meu pai Ademir Mafra tem a farmácia mais antiga em funcionamento. Sou casado há 27 anos com a Neni Mafra, temos dois filhos, o Matheus de 25 anos e o João Eduardo de 16 anos. Sou a terceira geração de uma família que zela e cuida da saúde das pessoas da nossa cidade. A Farmácia Mafra tem 58 anos de muita história, fundada pelo meu avô Antônio Mafra e atualmente na gestão do meu pai, Ademir Mafra; sempre atende os moradores com muito carinho, amor e principalmente responsabilidade. 

Apesar de ter crescido dentro da farmácia Mafra, nos últimos anos me dediquei à gestão pública de nossa cidade. Passei por algumas secretarias, Fazenda, Planejamento, Educação e por último, realizei a gestão do Funservir, que é o Fundo de Assistência à Saúde do Servidor Público de Balneário Camboriú. 

Na Secretaria da Fazenda, fui Diretor da Dívida Ativa e do Departamento de Arrecadação de Tributos. Podemos destacar alguns trabalhos desempenhados nesse período, a inclusão de cobrança via cartório de protesto, o Regulariza BC 2018; que foi o maior programa de recuperação fiscal do nosso município e que proporcionou a muitos moradores regularizarem os seus débitos com desconto. Destacamos também a inclusão do Alvará de forma online, concedendo que o empresário, o profissional liberal e o autônomo, possa emitir o seu alvará da sua própria empresa ou da sua casa. 

Na Secretaria do Planejamento, estivemos na gestão da Fiscalização de Obras e Posturas, enfrentando de frente a grande pandemia que se instalou em nosso mundo, o Corona Vírus. 

Fui Diretor Administrativo na Secretaria da Educação, onde conseguimos realizar muitos reparos e obras em várias unidades escolares. 

No Fundo de Assistência à Saúde do Servidor Público; o FUNSERVIR, deixamos o elo entre fundo e servidor, mais humanizado. Realizamos muitas melhorias, buscamos tratamentos com medicina alternativa (Quiropraxia, Pilates, Hidroterapia e tratamentos com Ácido Hialurônico) e finalizamos com a alteração na lei que rege o fundo. Nessa alteração, zeramos a coparticipação no tratamento oncológico e diminuímos a zero os juros cobrado nos parcelamentos dos débitos com despesas médicas. 

Na eleição de 2022, obtivemos 708 votos e ficamos na suplência, tive a oportunidade de assumir por dois meses como vereador. Trabalhamos muito, e tivemos um projeto aprovado e sancionado, que proporciona a isenção de impostos municipais a entidades sem fins lucrativos. 

Nessa eleição de 2024, foram 874 votos de confiança; entretanto o Partido Progressista não chegou na legenda por 127 votos. Importante dizer que os 874 votos não foram em vão, a minha história na política não acabou, e sim, ganhou mais experiência. Já estamos trabalhando com os olhos direcionados para 2028. Finalizo ressaltando a alegria e a gratidão por todos que acreditaram no nosso projeto e na busca do melhor para a nossa cidade”.


Omar Tomalih (União Brasil) – 567 votos

“Sou casado com Carla Tomalih e pai de Amany e Amir,  natural de Uruguaiana, RS. Empresário e formado em Direito, resido em Balneário Camboriú desde 2008. Ingressei na política em 2012, quando concorri pela primeira vez ao cargo de vereador. 

Em 2016, fui eleito vereador e reeleito em 2020. Atuei como presidente da Câmara de Vereadores nos anos de 2019 e 2020. 

Além disso, estive no Executivo como secretário de Articulação Governamental por quatro ocasiões e, mais recentemente, ocupei o cargo de secretário municipal de Saúde.

O resultado das eleições foi justo, pois a renovação de ideias e pessoas na política torna o processo mais dinâmico e evita a acomodação. O poder é efêmero, e a cidade pertence ao povo, não ao prefeito, vereador ou a qualquer grupo político.

Parabenizo os eleitos, em especial a nova prefeita, Juliana Pavan”.

Camionete sofreu incêndio em Camboriú

Camionete sofreu incêndio em Camboriú

Uma camionete Fiat/Strada sofreu um incêndio, na quarta-feira (20), na Rua Monte Stanley, no Bairro Monte Alegre, em Camboriú. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio aconteceu por volta de 14h20. Quando os bombeiros chegaram no local, perceberam que a camionete já...

Leia também