Visite Balneário Camboriú, você vai gostar.

Novos vereadores de Balneário Camboriú se apresentam e antecipam qual será o primeiro projeto na Câmara

08/10/2024 | Clic, Eleições

A Câmara Municipal de Balneário Camboriú terá nove novos vereadores na próxima legislatura que inicia no primeiro dia de 2025 (Jair Renan Bolsonaro, Guilherme Cardoso, Naifer Neri, Mazinho Miranda, Samir Dawud, Ricardinho da Saúde, Jade Martins, Aldemar ‘Bola’ Pereira e Ciça Müller). 

O Página 3 entrou em contato com eles, solicitando uma apresentação e para que compartilhem qual será o primeiro projeto que pretendem apresentar na Câmara. 

Acompanhe as respostas abaixo.

Jair Renan Bolsonaro (PL) – 3033 votos

Nasceu no Rio de Janeiro, tem 26 anos, e está em Balneário Camboriú desde 2023. Através de sua assessoria, o vereador eleito, que foi o mais votado do pleito, disse que ‘após uma campanha exaustiva’, optou por ‘dedicar-se à família, aos amigos e também ter um tempo, ainda que curto, de descanso’. “De todo modo informa que pretende exercer o seu mandato de forma propositiva, com especial atenção para o progresso da cidade, que passa pelo incentivo ao empreendedor e para a modernização dirigida à segurança, turismo, educação e saúde dos munícipes”, informou a nota.


Guilherme Cardoso (PL) – 1930 votos

“Nascido em Balneário Camboriú, casado com Vitória, formado em Direito e especialista em gestão pública. Em BC desde que nasci e comecei na política como voluntário, aos 15 anos, através de ações comunitárias. 

Meu primeiro projeto será implementação do primeiro mandato digital da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú com um gabinete on-line 100 por cento transparente onde a população possa encaminhar as suas demandas sem depender de vereadores para que elas aconteçam tendo autonomia que a legislação participativa garante ao contribuinte de Balneário Camboriú. Será um portal de ações do mandato incluso o portal de transparência com as votações e as pautas da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú além do calendário de eventos da Câmara. A plataforma já está em desenvolvimento pela equipe de campanha. Além disso, faremos como primeiro ato um edital de processos seletivos para os co-vereadores, ou seja, dois representantes de cada bairro para o mandato sendo titular e suplente para auxiliar o mandato e sua representatividade de toda a cidade”.


Naifer Neri (Novo)  – 1872 votos

“Tenho 42 anos, sou natural de Curitiba-PR, casado com Joana Clivati, pai de José Vitor (16 anos) e Sofia (13 anos), empreendedor, formado em Ciências Contábeis, pós-graduação em Administração Pública, morador de Balneário Camboriú desde 1990, filiado ao Partido NOVO desde 2019, 1º Suplente em 2020 (659 votos), assumi como vereador de Balneário Camboriú em 2022 (60 dias). 

O primeiro projeto que será proposto na Câmara Municipal solicitará a revogação da Lei 2617/2006 que “proíbe a privatização da captação, tratamento, distribuição e o saneamento básico do município de Balneário Camboriú. Nossa cidade não pode mais sofrer com a falta de capacidade do setor público no gerenciamento do saneamento básico. Infelizmente, enfrentamos a maior crise sanitária da história, chegando a índices de eficiência negativos como apontado pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA), comprometendo nossa economia, colocando em risco a saúde pública e o meio ambiente. A EMASA não respeitou os parâmetros mínimos de qualidade no tratamento de esgoto, assim como, não cumpriu o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público e IMA. 

Privatizar principalmente o tratamento de esgoto de BC é fundamental para a qualidade de vida dos nossos moradores, assim o governo municipal será o “agente fiscalizador”, contando com o auxílio da Câmara Municipal de Vereadores. 

A revogação da referida lei é o primeiro passo para o debate, de forma transparente e responsável, procurando a melhor prestação de serviço para a população (sem aumento de tarifas), gerando ativos financeiros e melhor aproveitamento dos bens públicos”.


Mazinho Miranda (PRD) – 1456 votos

“Casado com a Fernanda, sou pai da Helena e do Murilo. Filho da professora Analice e do mototaxista Miranda, neto da Dona Mariquinha e do seu Santinho, nativos do Bairro da Barra. Nascido e criado no Bairro Iate Clube, fui o primeiro vereador eleito da história do bairro. Formado em Educação Física e pós-graduado  em  Gestão Pública. Iniciei na vida pública em 2017, passando por todos os cargos na Fundação Municipal de Esportes, terminando como superintendente da Fundação Municipal de Esportes durante a gestão do prefeito Fabrício Oliveira. 

Temos diversos projetos elencados, que atendem as necessidades dos bairros. O primeiro que vou apresentar é a regulamentação das atividades esportivas na faixa de areia da Praia Central, delimitando espaços e horários para garantir que a praia seja um local democrático e acessível para todos”.


Ricardinho da Saúde (PRD) – 1117 votos

“Nasci em Blumenau, porém moro em Balneário desde 1980. Sou pai do Anthony e da Amabily. Formado enfermeiro na Univali, professor de escola técnica de enfermagem, pós graduado em saúde pública. Meu último trabalho foi diretor de enfermagem por mais de 9 anos, onde pude desenvolver e normatizar muitos projetos para a saúde, incluindo o da captação de órgãos onde levamos até a Câmara de Vereadores e foi aprovado. Foi minha primeira eleição, logramos êxito, retribuo isso como fruto de todo o trabalho que fizemos pela saúde há mais de 20 anos em Balneário Camboriú e região. 

Meu primeiro projeto será o programa Mamãe de primeira viagem – Programa que consiste que a mamãe a partir do terceiro mês poderá fazer uma visita guiada ao Hospital Ruth Cardoso para ambientação do futuro parto, tendo acesso a palestras, orientações e acolhimento já nos primeiros meses de gestação para um parto tranquilo”.


Jade Martins (MDB) – 1094 votos

“Tenho 40 anos, sou advogada pós-graduada em Gestão de Cidades e corretora de imóveis. Filha de músico e de professora, resido em Balneário Camboriú há 23 anos. Sou casada com o Eduardo Ribeiro, mãe do Miguel e da Luiza. Iniciei minha caminhada política através do Movimento Estudantil, tendo sido Presidente do DCE da Univali. Em 2009, iniciei minha caminhada na administração municipal, exercendo atividades em diversas áreas, com destaque para a gestão da Transferência do Potencial Construtivo (TPC), tendo administrado o complexo processo de desapropriações para a abertura da Avenida Martin Luther e o prolongamento da Quarta Avenida, Gestão do Fundo Rotativo do Bem Estar Social (FURBES), quando coordenei a retirada de 71 famílias de área de risco, reassentando-as em moradias populares construídas pelo Município nos bairros da Barra e Nações. Na Secretaria de Articulação Governamental fui responsável por coordenar e elaborar projetos de leis como a criação da Guarda Municipal, Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos Municipais, Lei de Incentivo à Cultura (LIC), Sistema Municipal de Esportes e Bolsa Atleta: coordenei também o processo de revisão do Plano Diretor. Exerci o cargo de Chefe de Gabinete do Prefeito, fui Conselheira Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente por mais de 7 anos, com foco na defesa e ampliação da rede de atendimento através do apoio às entidades da sociedade civil, tendo presidido o órgão e o Conselho Municipal de Assistência Social. Em 2016, fui a primeira mulher candidata à Prefeitura de Balneário Camboriú.

Agora, como vereadora, meu primeiro projeto será para regulamentação da política de atendimento da criança e adolescente autista no nosso município, com definição de regras e normas claras que definam o acesso e a prestação dessa política por parte do Poder Executivo. Hoje, temos a Casa do Autista e AMA Litoral, mas não existe uma política clara de onde é a porta de entrada para atendimento, qual é a participação de cada um desses atores. Precisamos que isso esteja estabelecido em uma norma, para que não surjam mais dúvidas. Hoje o que mais escutamos por parte da família é que existe uma demanda gigante, mas que não existe política de forma clara para entender de que forma as vagas estão sendo preenchidas, assim vamos padronizar e regulamentar, criar uma política de atendimento”. 


Aldemar ‘Bola’ Pereira (PSD) – 1052 votos

“Nasci em Rio do Sul, sou casado, corretor de imóveis, formado como cientista político. Estou há 55 anos em Balneário Camboriú. Entrei na política em 1994, já fui vice-prefeito com Rubens Spernau, vereador e atualmente estou como suplente de vereador, no lugar da prefeita eleita Juliana Pavan. 

O primeiro projeto que irei apresentar na nova legislatura será voltado à habilitação popular”.


Ciça Müller (PDT) – 708 votos

“Nascida em Lajeado/RS, tenho união estável com Flávio Júnior Pavan, formação em Administração com Habilitação em Marketing, na Univali, e Pós-Graduada em Comunicação Digital, na Uniavan, cursando Administração Pública na UDESC. Estou em Balneário Camboriú desde 1982. Entrei na política em 2020. 

O primeiro projeto que apresentarei é da Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso, no bairro da Barra. Esse projeto foi cedido por uma empresa de engenharia. É lindíssimo o projeto, ele dá acesso para pessoas cadeirantes ou com dificuldade de mobilidade que queiram visitar a Igreja. Então, ele, na verdade, é um projeto de inclusão social e vai impactar muito no Bairro da Barra. Nessa pretensão que nós temos de tornar esse bairro um bairro histórico de visitação turística e virará um equipamento turístico, com certeza, pela própria forma como foi concebido. Agora precisamos de uma viabilidade para execução”.


Nota da RedaçãoO vereador eleito Samir Dawud (Cidadania), que fez 1207 votos, não respondeu o contato da reportagem até o fechamento desta matéria, mas se ele enviar sua resposta, este texto será atualizado.

Camionete sofreu incêndio em Camboriú

Camionete sofreu incêndio em Camboriú

Uma camionete Fiat/Strada sofreu um incêndio, na quarta-feira (20), na Rua Monte Stanley, no Bairro Monte Alegre, em Camboriú. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio aconteceu por volta de 14h20. Quando os bombeiros chegaram no local, perceberam que a camionete já...

Leia também