Visite Balneário Camboriú, você vai gostar.

Morador reclama de idoso que estava alimentando pombos na Praia Central

08/10/2024 | Clic

Um morador procurou o Página 3 para relatar uma cena que presenciou na segunda-feira (7), enquanto fazia uma caminhada na Praia Central de Balneário Camboriú – um idoso alimentando pombos.

Segundo o leitor, como é possível ver no vídeo que enviou para a reportagem, o idoso estava mexendo em uma lixeira que fica na faixa de areia da Praia Central, rodeado por pombos, e distribui o que parece ser migalhas de alimentos para as aves.

Os pombos são considerados pragas urbanas por serem os hospedeiros de diversos organismos que prejudicam a saúde humana. As aves podem transmitir doenças para as pessoas, como Criptococose, Histoplasmose, Salmonelose, Ornitose, Toxoplasmose, dermatites, alergias, etc. 

É proibido matar pombos (Lei 9.605 de 12/02/98), mas como as aves urbanas são originárias da Europa, norte da África, Oriente Médio e Ásia, são consideradas ‘invasoras’ e prejudicam as nativas. 

Quando os pombos são alimentados procriam até 6 vezes no ano, número que cai para duas vezes quando não são alimentados por humanos. 

A solução para o controle populacional da espécie é não oferecer alimento, fazendo com que sua população diminua ou migrem para outro local.

Em Balneário Camboriú, os agentes do Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU), da Secretaria Municipal de Saúde, fazem ações seguidamente informando que a população não deve alimentar e assim ‘incentivar’ a permanência destes animais na praia. 

Eles costumam se agrupar perto dos quiosques, em busca de alimentos, mas muitas pessoas distribuem comida na calçada ou na areia para alimentá-los.

Informações: (47) 3366-4593, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou reclamações e denúncias na Ouvidoria Municipal pelo (47) 3267-7024 / 0800 644 3388.

Leia também