Recentemente Balneário Camboriú viveu quase dois anos de poluição e impropriedade para banhos da praia central. A Lagoa de Taquaras, o Rio Marambaia e outros rios estão quase sempre poluídos. Se eleita (o), como você pretende tratar essa realidade?
Nos últimos quatro anos, lamentavelmente presenciamos a decadência do saneamento, a Estação de Tratamento de Esgoto que tratava com eficiência de 98% passou a 1% em janeiro de 2024, em plena temporada de verão. Este cenário foi resultado de uma consequência de erros e omissões na gestão da EMASA, incluindo a má aplicação e desvio dos recursos arrecadados. Apuramos através de inúmeros fatos, por isso propus e defendi a abertura da CPI do Saneamento, pois há que se apurar responsabilidades.
Se eleitos, pretendemos tratar essa realidade, primeiramente, com respeito aos usuários que pagam a tarifa de água e esgoto e merecem um serviço de qualidade e transparente. A busca pela despoluição dos rios passam por medidas efetivas de saneamento. No nosso Plano de Governo 11 serão contempladas a partir da implementação do eixo “DESPOLUIÇÃO HÍDRICA” da Política Municipal de Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável que propus como vereador e não é colocada em prática pelo atual governo. Somos os únicos candidatos que têm como norte do seu plano um eixo específico com estratégias para o enfrentamento deste problema. Dentre as medidas, um plano de modernização de todo o sistema de esgotamento sanitário, buscando pleno gerenciamento, manutenção e controle da ETE Nova Esperança. Também, reforçar e aprimorar o Programa Se Liga na Rede.
Com a cidade saneada de verdade, é possível implementar outros projetos como parques lineares ao longo do Rio Camboriú e Rio Marambaia, com planos de gestão dos usos dessas áreas, cuidados com o manguezal e educação ambiental visando o reconhecimento delas como parte viva da cidade, permitindo menos barreiras e ampliar o contato das pessoas com as áreas naturais ainda existentes. A lagoa de Taquaras, igualmente necessita de, no mínimo, duas frentes: ligações de esgoto adequadas em todos os imóveis; implementar soluções baseadas na natureza que possam melhorar a qualidade do ambiente sem comprometer o ecossistema ali existente. Nos demais rios, também é necessário um plano contínuo de prevenção e recuperação incluindo desassoreamento.
Qual política você pretende adotar em relação à construção de hotéis? E qual política você pretende adotar em relação ao aluguel através de plataformas como Airbnb e Booking?
Buscar instrumentos que incentivem a requalificação dos hotéis já existentes contribui para qualificar o turismo de Balneário Camboriú, assim como a construção de novos hotéis que podem ser estimulados na revisão de plano diretor. Fundamental a participação do trade turístico nestas definições para contribuir e qualificar a rede hoteleira com inovação, bem como na reflexão sobre as plataformas de aluguéis e reservas de hotéis, é uma realidade da área digital, é necessário adaptação, mas também poder mensurar e avaliar o impacto na rede hoteleira e definir estratégias para o presente e futuro da Capital Catarinense do Turismo.