O Estaleirinho Bodyboard Pro, segunda etapa do Circuito Catarinense, organizado pela Federação Catarinense de Bodyboard (FECAB), concentrará os principais atletas da modalidade, que disputarão provas no sábado (14) e domingo (15). A sexta-feira (13) foi reservada para as ações sociais e ambientais que a Federação promove junto à competição.
Atletas de várias cidades brasileiras confirmaram presença na etapa, entre eles, a pentacampeã mundial Neymara Carvalho que chegou ao Brasil nesta semana, vinda de Portugal, onde disputou a última etapa do Circuito Mundial em Sintra, encerrada no domingo (8), terminando a temporada em nono lugar no ranking da IBC (International Bodyboarding Corporation).
O Brasil foi o campeão de 2024 com Maíra Viana, número 1 do mundo, atleta radicada no Espírito Santo.
Neymara e Maíra estarão juntas em mais uma competição internacional neste ano. Elas representam o Brasil no Campeonato Pan-Americano, em Punta Rocas, na cidade de Lima, no Peru, a partir do dia 2 de outubro.
No masculino, a equipe brasileira terá os campeões nacionais de 2023 e 2024, Diego Gomes, do Ceará, e Sócrates Santana, do Rio de Janeiro.
Expectativa Estaleirinho Pro
Após o início do circuito, marcado pelo cancelamento das finais da primeira etapa devido à forte neblina, em julho, em São Chico, a expectativa é de disputas acirradas e ótimas performances, no Estaleirinho, já que os atletas dividem a premiação e os pontos do ranking da etapa anterior.
A praia do Estaleirinho já foi palco de grandes competições de bodyboard, como o Mundial de Bodyboarding Katherine Melo, em 2009, quando a praia recebeu nomes de peso do esporte mundial como o havaiano Mike Stewart, o carioca Guilherme Tâmega, Ryan Hardy, Uri Valadão, Neymara Carvalho, Eunate Aguirre entre outros atletas que marcaram presença, elevando o nível técnico do evento e consolidando a praia como um dos principais destinos para a prática da modalidade.