Visite Balneário Camboriú, você vai gostar.

Artista visual itajaiense abre exposição “Retratos Negros” no Museu Histórico

12/09/2024 | Arte, Clic

(Mariana Feitosa) – Abre na próxima sexta-feira, 20 de setembro, às 20h, a exposição Retratos Negros, primeira exposição individual do artista visual itajaiense Robson Ricardo Barbosa, o Ilustrablack. A exposição traz nove retratos de pessoas negras itajaienses feitos pelo artista utilizando sua incrível técnica de ilustração digital e ficará aberta para visitação no Museu Histórico de Itajaí até o dia 16 de novembro.

Black é um ilustrador que tem despontado no cenário nacional, tendo em seu currículo trabalhos como as capas das últimas turnês de Marcelo D2; capa da biografia de Martinho da Vila e dos livros “Malês” e “ O Jesus Negro”; além de diversos trabalhos para grandes redes como Warner Bros, Discovery Kids e Cartoon Network. Natural de Itajaí, Robson começou sua relação com o desenho nas faculdades de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo. Seguindo seus estudos em desenho e ilustração de forma independente, Robson desenvolveu a técnica de ilustração digital que usa hoje, na qual é capaz de realizar pinturas digitais que muito se assemelham com as pinceladas de tinta a óleo sobre tela. Uma técnica única e encantadora que une as referências de Black na arte clássica e na fotografia contemporânea.

A expsoição “Retratos Negros”, nasce de uma premissa que já perpassa todo o trabalho de Black: desenvolver um trabalho afrocentrado, que busca explorar e celebrar a riqueza da cultura negra em todas as obras. Seu objetivo é promover a representatividade racial e oferecer um conteúdo preto que seja não apenas autêntico, mas também empoderado. Em um contexto muitas vezes dominado por representações brancas, destaca-se por oferecer uma visão única e genuína em suas obras, a partir da cultura negra.

Na exposição, o público poderá conferir nove obras, entre retratos de cidadãos itajaienses integrantes da família do artista e pinturas que trazem um imaginário da cidade. A partir dessa família e seus personagens, o convite é a possibilidade de vermos toda uma comunidade refletida através das pessoas simples. Sargento Barbosa, homem que dedicou a vida ao Corpo de Bombeiros até falecer em serviço, salvando pessoas; Dona Maria Célia, mãe de santo que foi mãe e benzedeira de tantos; Mestre Quizumba, mestre de capoeira referência, professor… E tantos outros personagens da vida real que formam uma cidade anonimamente, pelo seu viver. O fato de a exposição acontecer no Museu Histórico da cidade, espaço tão formal e branco de arte, é também bastante simbólico e importante. “Com essa primeira exposição, quero trazer evidência para os itajaienses que também construíram e constroem essa cidades mas não estão nos livros de história formais. É uma homenagem e, ao mesmo tempo, uma ocupação de espaço na busca por visibilidade”, comenta o artista.

Após a noite de abertura, a exposição ficará aberta para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 13h às 18h30 e sábados das 09h00 às 13h00 (horário de funcionamento do Museu Histórico de Itajaí). Turmas escolares podem agendar visitação guiada para grupos através dos contatos [email protected] e (47) 3348-1335.

Retratos Negros é um projeto realizado com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, por meio da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura de Itajaí, com renúncia fiscal da Brasfrigo SA.

“Se todas as vidas importassem, nós não precisaríamos proclamar enfaticamente que a vida dos negros importa.” Angela Davis

SERVIÇO:
O que: Abertura da exposição “Retratos Negros”, de Ilustrablack
Quando: Sexta-feira, 20 de setembro, às 20h
Onde: Museu Histórico de Itajaí (Rua Hercílio Luz, 681, Centro, Itajaí)
Visitação: de terça a sexta-feira, das 13h às 18h30 e sábados das 09h às 13h
GRATUITO

Famílias que teriam origem escravocrata mantêm poder há 200 anos

Famílias que teriam origem escravocrata mantêm poder há 200 anos

Por Amanda Audi | Edição: Mariama Correia – Agência Pública Pelo menos seis autoridades que constam no levantamento da Agência Pública sobre descendentes de escravizadores na época dos períodos colonial e imperial brasileiros são integrantes de clãs familiares que,...

SURPRESAS DE LOBATO

SURPRESAS DE LOBATO

O escritor Monteiro Lobato (1882/1948) foi de uma criatividade espantosa. Estava sempre se renovando em todas as fases da vida e nas inúmeras atividades que exerceu. É admirável que tenha realizado tanta coisa em uma vida de apenas 66 anos. Foi Promotor Público,...

Leia também

Famílias que teriam origem escravocrata mantêm poder há 200 anos

Por Amanda Audi | Edição: Mariama Correia – Agência Pública Pelo menos seis autoridades que constam no levantamento da Agência Pública sobre descendentes de escravizadores na época dos períodos colonial e imperial brasileiros são integrantes de clãs familiares que,...