O Festival Internacional de Corais de Balneário Camboriú acontece nos dias 21 e 22 de setembro, com apresentações gratuitas em Camboriú e Balneário Camboriú, celebrando não apenas a música coral, mas também a memória de um dos seus idealizadores, o Maestro Gil Gonçalves, que faleceu em março deste ano.
Em 2010, o Maestro Gil Gonçalves criou o Grupo Maestro Gil Gonçalves, respondendo à crescente demanda por eventos de música coral. Com mais de 30 anos de experiência, Gil construiu uma carreira marcante, produzindo eventos musicais que incluíam shows e concertos com artistas renomados como Carmen Monarcha, Vanessa Jackson e Guilherme Arantes, além de liderar projetos culturais impactantes em todo o Brasil.
Gil faleceu em março deste ano, mas seu trabalho é mantido vivo por sua esposa, Carla Buchman. Nos últimos 15 anos, Carla trabalhou com Gil, planejando, produzindo e executando eventos que elevaram o grupo a novos patamares. Hoje, ela continua a missão de Gil, organizando o Festival Internacional de Corais de Balneário Camboriú, que ocorrerá no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC) em Camboriú no dia 21, às 20h e na Igreja Luterana Martin Luther, de Balneário Camboriú, no dia 22, às 19h30. O festival tem entrada gratuita e é de classificação indicativa livre.
Carla compartilha sua visão de continuar ampliando o legado de Gil através de performances emocionantes, colaborações artísticas e projetos educacionais.
“O grupo continua a deixar sua marca no panorama musical brasileiro e internacional, através de projetos como o Festival de Corais no Brasil, o Coral do Litoral e o Del Chiaro Coral e Orquestra,” afirma Carla.
“Cada evento que organizo é uma oportunidade para inspirar, emocionar e criar experiências memoráveis na vida de nossos participantes e espectadores”, acrescenta.