Visite Balneário Camboriú, você vai gostar.

Oceanic Aquarium tem novidade: berçário com filhotes de espécies marinhas 

27/07/2024 | Clic, Turismo

O Oceanic Aquarium tem uma nova atração chamada ‘Berçário – o mundo dos filhotes’, que tem como objetivo  mostrar a beleza e a complexidade do início da vida marinha. O Berçário foi projetado para proporcionar o melhor ambiente para o desenvolvimento dos animais, que ficam em aquários separados onde recebem todos os cuidados e acompanhamento da equipe técnica, porque nessa fase eles são extremamente sensíveis.

As espécies nesse momento são: peixe-palhaço – que ficou famoso no cinema pelo filme ‘Procurando Nemo’; cavalos-marinhos, medusa-da-lua, medusa-de-mármore e seis ovos de tubarão bambu.

(Divulgação)

Apesar de pequeninos – como os palhaços que nessa fase medem entre 0,8 e 1,5 centímetros – os filhotes já têm o formato perfeito e são facilmente reconhecidos.

Os visitantes receberão informações sobre as espécies por meio da comunicação visual. Como é a reprodução, o ciclo de vida e a alimentação de cada uma.

Além de curiosidades sobre eles, por exemplo: você sabia que todos os peixes-palhaço nascem machos? Com o tempo, dependendo da necessidade do cardume, alguns se tornam fêmeas. Ou ainda: tubarões colocam ovos? Existem três formas desse animal se reproduzir.

Aliás, dois aquários desse recinto são destinados a plâncton e fitoplâncton que vão servir para nutri-los. Inclusive, a alimentação deles é um espetáculo à parte. Nessa fase eles comem de duas a cinco vezes ao dia.

Divulgação

Quando esses filhotes atingirem o tamanho adulto serão encaminhados aos aquários das respectivas espécies que já existem no Oceanic Aquarium, dando lugar assim também para novos bebezinhos ocuparem o recinto.

As espécies

  • Peixes-palhaços: ficaram bem conhecidos no cinema pelo Nemo e sua turma. Podem chegar a 11 centímetros de comprimento, são ovíparos e monogâmicos. E possuem dentes bem pequenininhos.
  • Cavalos-marinhos: são gestados pelo macho – nascem mais de 300 por vez, podem se camuflar, nadam em posição vertical e são considerados um dos peixes mais lentos do mundo.
  • Medusas: também conhecidas como águas-vivas têm uma aparência gelatinosa, podem se regenerar, não têm cérebro nem olhos e são constituídas 95% de água.
  • Tubarão-bambu: são ovíparos, ou seja, a fêmea coloca o ovo que leva cerca de sete meses para eclodir. Nascem com cerca de 10 centímetros e adultos podem atingir 1,3 metros.

Texto: Ana Círico

Leia também