Você já ouviu falar em adoção? Já pensou em adotar ou já é uma família adotiva? Conhece alguém que já adotou ou que quer adotar? Se você respondeu sim para mais de uma das questões acima, pode vivenciar a oficina do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção Anjos da Vida, de Balneário Camboriú, que está com inscrições abertas.
A presidente do Grupo Anjos da Vida, Adriana Both de Pin, salienta que as oficinas de apoio à adoção são voltadas para os pretendentes à adoção, sejam iniciantes ou já habilitados.
“São encontros semanais, nas terças-feiras, às 19h, com o objetivo de conhecer o universo da adoção, esclarecer dúvidas com relação ao tema, possibilitar conhecimentos, vivências e práticas acerca da paternidade, maternidade e sistema familiar. Como pretendente em fila de espera e por ter passado já pelo curso, esse curso, na verdade, é extremamente importante para quem tem a intenção de adotar, porque são meses que a gente acaba tendo ali aulas, palestras e tudo mais com diferentes profissionais”, explica.
O curso conta com palestras com profissionais de assistência social, pedagogo, pediatra e área jurídica também.
“E eles trazem uma abordagem muito realista, não só do lado bom da adoção. Onde quem está ali como pretendente tem o desejo de se tornar pai e mãe, de formar uma família, mas também de tudo que você pode enfrentar de desafio. O curso traz também esse outro lado de você estar, de você se preparar de verdade para esse novo momento”, acrescenta.
Adriana lembra que a oficina, assim como o próprio Anjos da Vida, oportuniza o contato com famílias que já foram formadas pela via da adoção, onde é possível ter realmente conhecimento de histórias reais.
“Você se aproxima de famílias que também já adotaram, então isso é muito bacana, porque acaba gerando esse relacionamento e essa aproximação, e que de uma certa forma, dentro do Anjos da Vida, ele, como o próprio Anjos já diz, é um grupo de apoio à adoção, então são famílias que acabam se apoiando também nos desafios. É realmente extremamente importante”, completa a presidente.
Para se inscrever na oficina basta preencher a ficha neste link (https://forms.gle/