O mês de julho em Balneário Camboriú está com bom movimento por causa das férias escolares e dos eventos que acontecem na cidade e na região. Em 2023, segundo dados do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, a ocupação média em julho foi de 68,12%, mas neste ano pode superar 75%.
‘Cidade ‘cheia’ todos os dias’
O prefeito Fabrício Oliveira disse que o movimento está ‘excepcional’ e que é possível avaliar isso pelos relatos que vem da gastronomia, hotelaria e comércio.
“Realmente o registro é de um movimento histórico. Para cada ano nós temos aumentado a frequência, aumentado o consumo, a relevância nossa, mas esse ano com Balneário Camboriú cada dia se consolidando no cenário nacional e internacional, a gente vê isso em números e vê isso no movimento da cidade, que está cheia todos os dias”, diz.
‘BC = destino ano todo’
A vice-presidente de Promoção do Destino do BC Convention e hoteleira, Margot Rosenbrock Libório, explica que a expectativa é ultrapassar quase em 10% a ocupação hoteleira de julho/2023.
Ela destaca que a hotelaria espera atingir uma média de ocupação acima de 75% neste mês de julho, mas que esses últimos dias do mês vão ter influência direta do clima – por exemplo, se chover, o público que vem é menor.
“Tivemos 10 dias de chuva no mês que prejudicaram um pouco o movimento, mas no último fim de semana chegamos em 90% de ocupação. Ainda não fechou a média do mês porque temos mais esses dias e o fim de semana deve influenciar. Balneário Camboriú é um destino turístico para o ano inteiro, e agora fora da temporada de verão há tarifas melhores, temos atrativos turísticos incríveis, nosso comércio também é reconhecido, agora neste mês também acontece o nosso festival gastronômico Balneário Saboroso, que é outro grande diferencial. Temos eventos acontecendo na cidade neste mês que também impactam no movimento, com o turismo MICE sendo um grande aliado para o nosso turismo”, explica.
‘Atrativos sempre cheios’
O secretário de Turismo da cidade, Thiago Velasques, salienta que este mês de julho tem tido o melhor movimento dos últimos anos e que estão muito contentes com o resultado.
“Os atrativos estão cheios, o turismo de negócios também influencia, com vários eventos acontecendo. O Centro de Eventos está lotado todo fim de semana e durante a semana também. 60 mil pessoas passaram por lá só neste mês. As férias de julho também geram grande movimentação – no PIT (Portal de Informações Turísticas) passaram mais de mil passageiros esse mês, que chegaram na cidade de ônibus, fora quem tem Balneário como segunda residência, quem tem apartamento na cidade, e que não temos contabilizar”, comenta.