A vereadora Juliana Pavan protocolou proposta ao Executivo de Balneário Camboriú para que seja implementado um sistema de estacionamento rotativo gratuito por até duas horas em áreas comerciais, inspirado em modelo utilizado na cidade de Cascavel, no Paraná.
Hoje há seis mil vagas (as 3,2 mil novas começaram a ser fiscalizadas na última semana, relembre aqui) e que, segundo a própria prefeitura, o rotativo vem justamente para dar dinamismo ao comércio da cidade já que há rotatividade nas vagas.
A fiscalização é feita através de inteligência artificial e o veículo flagrado sem estar pagando a Zona Azul será multado – o valor ultrapassa R$ 190,00.
Segundo Juliana, a proposta visa organizar o espaço urbano e fortalecer o comércio local.
“Queremos o uso equilibrado do espaço público, estabelecendo com as entidades do comércio as ruas apropriadas para a regulamentação, garantindo segurança e flexibilidade nas vagas”, explica.
A indicação da vereadora inclui a definição estratégica de ruas e avenidas para o estacionamento rotativo e prevê multas em caso de descumprimento do período. Os objetivos são estimular o comércio local, melhorar a mobilidade urbana e geral equilíbrio entre comodidade e regulamentação.
“Garantir rotatividade de vagas para um estacionamento justo e conveniente para todos. Acredito que a experiência de Cascavel pode ser adaptada para Balneário Camboriú, beneficiando a comunidade empresarial e os moradores”, completa.
A prefeitura de Balneário Camboriú se pronunciou sobre a indicação de Juliana Pavan através da seguinte nota:
“A rigidez do sistema de Cascavel, que aplica multas de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira se um carro permanecer na mesma vaga por mais de 2 horas, é uma forma de penalizar excessivamente os motoristas. Em um município turístico como Balneário Camboriú, essa abordagem criaria uma “indústria da multa”, prejudicando a toda comunidade além de afetar negativamente a experiência dos turistas.
Vale ressaltar que, ao contrário do modelo comentado, em Balneário Camboriú as motocicletas, vagas de carga e descarga, as de até 15 minutos em frente a clínicas de saúde, escolas e afins, além de vagas para idosos todos têm a gratuidade no estacionamento. O sistema atual é de mobilidade social, a qual custeia o BC Bus proporcionando um transporte coletivo confortável, seguro, eficiente e principalmente gratuito a todos os trabalhadores da cidade”.