Moradores dos bairros Estaleiro e Estaleirinho começarão a ser notificados, a partir de segunda-feira (15), para fazerem as ligações de suas casas à rede de esgoto recém implantada. Até lá a Emasa faz os ajustes finais do sistema.
Isto porque na semana passada o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), emitiu a Licença Ambiental de Operação (LAO) para que a Emasa possa ligar o sistema e começar a operar as redes de esgoto nos dois bairros.
A obra já estava concluída, a Emasa só estava aguardando a licença de operação que saiu agora.
O procedimento
A partir da notificação, os proprietários terão o prazo de 30 dias para se conectarem à rede.
A ligação deve ser feita de acordo com a legislação vigente de instalações sanitárias.
Para conectar o imóvel à rede coletora é necessário realizar uma obra para ligar as tubulações de dentro do imóvel à Caixa de Inspeção (CI) que fica na calçada.
O esgoto da pia da cozinha e churrasqueira, quando houver, devem passar obrigatoriamente por uma caixa de gordura antes de serem lançados na canalização do esgoto.
A caixa de gordura deve estar de acordo com os padrões estabelecidos pelas normas técnicas da NBR 8160.
Depois da ligação concluída, a eliminação de fossas, filtros biológicos ou sumidouros é obrigatória.
A instalação é de responsabilidade do proprietário do imóvel e deve seguir o manual de ligação de esgoto disponível no site da Emasa: https://www.emasa.com.br/
O diretor-geral da Emasa, Ronaldo de Oliveira, explica que há alguns pontos da cidade que ainda precisarão ser ligados à rede de saneamento, como Várzea do Ranchinho e a comunidade Quilombola, que representam uma porcentagem mínima de locais ainda não contemplados com rede de esgoto, mas que a Emasa trabalha para que também nessas localidades chegue o saneamento.
“Com a entrada em operação das redes de esgoto de Estaleiro e Estaleirinho, Balneário Camboriú atinge praticamente a universalização do saneamento básico’, acrescentou.
O prefeito Fabrício Oliveira disse que é a conquista de mais um desafio histórico: a universalização do saneamento básico da cidade, que tem agora rede de água e esgoto em todos os bairros.
“Com isso, Balneário Camboriú antecipa em 10 anos o marco temporal do saneamento básico previsto pelo Governo Federal. Então temos muitos motivos para comemorar, e a cidade está de parabéns”, disse o prefeito.
A obra
Iniciada em junho de 2021, a obra de implantação de rede e esgoto em Estaleiro e Estaleirinho compreendeu a instalação de 32 km de rede coletora e adutora de esgoto, construção de 12 estações elevatórias, além de poços de visita, emissários e ligações que levarão o efluente coletado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Esperança.
Fonte: Assessoria Comunicação/Emasa