A segunda sessão do CineClube Irani vai apresentar filmes do diretor Marcos Yoshi, nesta quarta-feira (19) nas três cidades que fazem parte do Ciclo 3: Balneário Camboriú, Joaçaba e Jaraguá do Sul.
O terceiro ciclo do Cineclube Irani começou em maio e segue até dezembro, totalizando 10 sessões, sempre às quartas-feiras às 19h30.
O Cineclube Irani Ciclo III chega a sua 3ª edição, com o tema “O Cinema Brasileiro da Universidade ao Longa-Metragem”.
Este ciclo se dedica a apresentar filmes de cineastas que se formaram em faculdades de cinema no Brasil, onde já realizavam seus curtas universitários, e hoje realizam projetos longas-metragens para o grande público.
Cada sessão será dedicada a uma diretora ou diretor, exibindo, na maioria das sessões, um curta universitário e um longa profissional do mesmo cineasta. Para tanto serão apresentados filmes de cineastas consolidados e iniciantes com destaque como Beto Brant, Anna. Muylaert, Gabriel Martins, Adirley Queiroz, Marcos Yoshi, Anita Rocha da Silveira, entre muitos outros.
Sessão 2 – obras de Marcos Yoshi
Marcos Yoshi nasceu em 1985, numa pequena cidade do interior de São Paulo com marcante presença da comunidade nipo-brasileira. Mudou-se para a capital para cursar Audiovisual na Universidade de São Paulo. Lá, dirigiu os curtas de ficção “Aurora” (2010), “Acordairis” (2011) e
“Quando o Céu Desce ao Chão” (2012), seu filme de graduação, exibido e premiado no circuito de festivais universitários.
Desde 2016, se dedica à pesquisa do filme-ensaio, e logo após completar o mestrado, em 2018, ingressou no doutorado na mesma universidade.
Em 2020, lançou o curta híbrido de ficção e documentário “Aos Cuidados Dela”, projeto derivado e que expande o universo de seu longa de estreia, “Bem-vindos de Novo”.
Os filmes
* Bem-vindos de novo (105′ – 10 anos – Brasil – 2021)
Sinopse: Na virada do milênio, os descendentes de japoneses Yayoko e Roberto Yoshisaki foram tentar uma vida melhor no Japão, enquanto seus três filhos ficaram no Brasil com os avós. O casal retorna 13 anos depois, e a família passa por uma complexa reconstrução afetiva, documentada pelo filho Marcos Yoshi. A história de uma família dividida entre a necessidade de garantir o sustento e o desejo de permanecer junta.
*Quando o Céu Desce ao Chão (16′ – 16 anos – Brasil – 2012)
Sinopse: 1,67 m. Calçado 36. Cabelos curtos pretos. Fumante. 2011. Tatuagens. 37 cm de panturrilha. Virginiana. Sofia não sabe se casa ou se compra uma bicicleta.
O projeto foi premiado pelo Prêmio Catarinense de Cinema pela Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina, Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura.
Serviço
Endereços:
- Balneário Camboriú – Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 – Estados
- Joaçaba – Casa da Cultura Rogério Sganzerla / Rua Sete de Setembro, 222, Centro
- Jaraguá do Sul – Centro de Artes Integradas
- Ingresso: Gratuitos. Retirados na bilheteria de cada cinema
- Bilheteria: Abre 30 minutos antes da sessão.
- Sessões: 19/06, 10/07 e 31/07, 21/08, 11/09, 02 e 23/10, 13/11 e 04/12, sempre as 19h30
- Informações: http://www.arthousebc.com
- Produção: Maleta (@maliskafilipe )
- Exibição: Arthousebc / Casa Rogério Sganzerla / Centro de Artes Integradas (@ arthousebc /
- @culturajba @sobre .tom / @dancar.a2 )
- Patrocínio: Prêmio Catarinense de Cinema pela Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina, Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura