O vereador John Lenon Teodoro (União Brasil) apresentou indicação nesta terça-feira (4), ao prefeito Élcio Kuhnen, para implementação de uma Clínica Escola do Autista, com o objetivo de proporcionar atendimento especializado, acesso à educação, igualdade de oportunidades e proteção social, com acompanhamento das instituições de proteção e defesa dos direitos da pessoa autista.
A indicação é consequência de uma visita que Lenon fez a vários equipamentos públicos esta semana, onde teve um encontro com o vereador Reamilton Espíndola (Podemos), de Anápolis, para conhecer o projeto da Clínica Escola do Autista.
A infraestrutura da clínica inclui consultórios equipados e uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados para oferecer serviços médicos, psicológicos, fonoaudiológicos, nutricionais, psicopedagógicos, pedagógicos e orientação.
Por meio da Clínica Escola do Autista, as pessoas com TEA receberão atendimento multidisciplinar (educacional, nutricional, fisioterapêutico, homeopático, terapêutico ocupacional), com programas de ensino de linguagens, códigos específicos de comunicação e sinalização, ajuda técnica no processo de alfabetização, tecnologia assistida e programas de assistência e treinamento especializado aos pais e familiares.
“Importante destacar que se deu em Itaboraí no Rio de Janeiro, a instalação da primeira do Brasil neste molde a oferecer atendimento gratuito para autistas, se tornando inclusive referência em todo o país, as cidades de Santos em São Paulo, assim como também Campina Grande no Estado de Mato Grosso já inauguraram as suas escolas para o autismo, sendo Anápolis em Goiás a próxima a alcançar esse feito no segundo semestre de 2024”, disse.
Lenon já iniciou essa mobilização para que Camboriú também possa ter a sua Clínica Escola para atender então os autistas da cidade e seus familiares.
“A iniciativa é oferecer atendimento integral e especializado às pessoas com TEA, promovendo desenvolvimento e sua inclusão social”, justificou o vereador.