O Desafio RS Run – Caminhada e Corrida Solidária, criado no início de maio, busca a união do esporte, da promoção da saúde e do auxílio a famílias atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul.
O desafio virtual é destinado a participantes de todo o país, e propõe que cada um faça uma caminhada ou corrida em sua cidade, com percursos de 3 km, 5 km ou 10 km, entre os dias 1º de junho e 30 de julho, e comprove a atividade por meio do registro em aplicativos de treinos. O participantes deve, então, enviar um print do percurso à organização do desafio, para receber uma medalha comemorativa entregue em sua casa.
O valor da inscrição no RS Run é de R$ 69,90, e todo o lucro obtido é destinado a famílias atingidas pelas cheias em cidades do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul (como Novo Hamburgo, São Leopoldo e Campo Bom, entre outras).
A meta inicial é chegar a 600 inscrições, para ajudar 45 famílias, com um valor de R$ 600,00 para cada uma. As famílias já estão recebendo o recurso através de pix à medida que as inscrições vão sendo feitas e, caso a meta seja superada, mais pessoas poderão ser auxiliadas.
A iniciativa foi idealizada por pacientes bariátricos do RS e de outros estados, adeptos da corrida e da caminhada como exercício físico para auxiliar no tratamento da obesidade, e que pensaram na campanha para aliar os dois fatores, de promoção da saúde e da solidariedade.
As inscrições no Desafio RS Run são limitadas e podem ser feitas até o dia 15/06, através do formulário disponível no perfil @desafiorsrun no Instagram – nele, são divulgados depoimentos dos organizadores e apoiadores, e é feita a prestação de contas das inscrições realizadas e dos encaminhamentos às famílias.