Foram entregues nesta semana os primeiros Selos de Atendimento ao Turista de Balneário Camboriú para atrativos e hotéis da cidade (Camboriú Praia Hotel, Grupo Oceanic (Oceanic Aquarium, Classic Car Show, Aventura Pirata e a Aventura Jurássica), Pousada Morada do Estaleiro, Hotel Sibara e Hotel Marimar).
O Selo de Atendimento é o segundo (o primeiro havia sido o de Sustentabilidade, que segue disponível) e as primeiras empresas contempladas foram todas na categoria Ouro.
A turismóloga da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, Luciana Vargas, explica que neste primeiro momento mais 20 empresas ao menos vão receber o Selo de Atendimento ao Turista, tanto na categoria Ouro quanto ainda Prata e Bronze.
“O pessoal [empresas da cidade] quis se engajar, pediram sugestão de o que poderiam fazer porque queriam buscar se adequar. Com os Selos eles se sentem motivados a buscar se credenciarem. O Atendimento ao Turista é pré-requisito básico, se não tem um bom atendimento, está fadado ao fracasso. Somente belezas naturais e atrativos não bastam, se tem experiência ruim de atendimento, é o que vai marcar o turista – ‘vou para Balneário, mas vou me hospedar em outra cidade porque lá não fui bem atendido’”, explica.
Luciana vê que todo e qualquer esforço para bem receber o público seja em meios de hospedagem, atrativos ou comércios, bares e restaurantes é válido e que ter a identificação visual do Selo certamente vai chamar a atenção do público, que tende a se questionar por qual motivo um estabelecimento tem e outro não.
“O Selo é concedido por Balneário Camboriú com o objetivo de qualificar a cadeia produtiva do turismo em seu atendimento, elevar o padrão de serviços e melhorar a experiência dos visitantes na cidade. Para obter o reconhecimento, estabelecimentos e prestadores de serviços têm de cumprir critérios que seguem padrões internacionais de boas práticas em atendimento ao turista. Entre os critérios para a Categoria Ouro, estão possuir pesquisa de satisfação do cliente, ter funcionário com domínio de um segundo idioma e dispor de um canal de comunicação com o cliente para atendimento rápido. O selo tem as categorias Prata e Bronze também. O processo de validação, com visitas aos estabelecimentos que solicitaram o selo, envolve secretarias municipais, principalmente a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico”, acrescenta.
O selo Atendimento ao Turista é o segundo do programa Selo Turismo Qualificado BC, criado em 2022 para promover as boas práticas adotadas pelo setor.
O primeiro foi o Sustentabilidade. Para obtê-lo, é preciso cumprir critérios ambientais e sociais, de acordo com a categoria pretendida (Bronze, Prata ou Ouro).
As inscrições, que são 100% gratuitas, para os dois Selos seguem abertas e as credenciais têm validade de um ano, com os estabelecimentos precisando se cadastrar novamente e mostrarem que seguem aptos a manter o Selo.
É possível também evoluir ou regredir de categoria conforme as normas estabelecidas pela prefeitura. Mais informações podem ser conferidas em www.seloturismoqualificadobc.