O técnico Diogo Gamboa e quatro atletas, todos do Instituto Atletismo Balneário Camboriú e da Fundação Municipal de Esportes (IABC/FMEBC), embarcam nesta segunda-feira (29) para Bragança Paulista, para integrar a seleção brasileira, que disputará o Campeonato Mundial de Revezamentos, nas Bahamas, nos próximos dias 4 e 5.
A seleção brasileira viaja na quarta-feira (1) com 23 atletas e entre eles, os velocistas locais Anny Caroline de Bassi (4x100m/4x400m e 4x400misto), Gabriela Aline Grunow (4x100m), Tabata Vitorino de Carvalho (4×400 e 4×400 misto) e Douglas Hernandes Mendes da Silva (4x400m).
É a primeira vez que um técnico e quatro atletas de Balneário Camboriú disputam um Mundial.
“É realmente um momento extremamente especial, porque é uma competição que define as vagas olímpicas na modalidade de revezamento, então a importância é muito grande e saber que nosso grupo com cinco membros está diretamente ligado a esta possível e esperada classificação olímpica, torna tudo ainda mais importante. Estamos felizes e trabalhando para que isso realmente aconteça”, disse Diogo.
Entre os técnicos convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Diogo é o responsável pelo revezamento 4x400m feminino e o revezamento misto.
Anny é o destaque da seleção
Os 23 atletas convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) vão competir nos revezamentos 4×100 m e 4×400 m, feminino e masculino, e o 4×400 m misto. O Mundial é muito importante porque é seletivo para os Jogos Olímpicos de Paris.
Anny Caroline de Bassi é o destaque da seleção brasileira, porque foi convocada para disputar nos três revezamentos ( 4×100 m, 4×400 m e 4×400 m misto).
Ao longo de sua carreira vem colecionando títulos e recordes, primeiro nos 100m e 200m rasos e depois nos 400m, hoje sua especialidade.
Em abril foi ouro nos 400m rasos do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, tornou-se líder do ranking nacional na prova e foi escolhida a melhor atleta da competição.
“Esta conquista foi extremamente importante, porque troquei de prova, saí dos 100m para os 400m esse ano, já numa expectativa boa de evolução, e de garantir minha vaga para as Olimpíadas. O primeiro passo que eu queria dar para conseguir mais pontos para participar das Olimpíadas seria disputar o Ibero Americano e com esse resultado agora, eu consegui, porque só vão duas mulheres do Brasil nos 400m. Com essa marca me tornei a primeira no ranking brasileiro da prova e irei ao GP Brasil, que são duas provas importantes para somar pontos para a Olimpíada”, disse Anny ao Página 3, logo após a prova.
Assim que retornar das Bahamas, Anny vai para o Íbero Americano, em Cuiabá, próximos dias 10, 11 e 12, junto com as locais Gabriela Grunow, Tabata de Carvalho e Mayara Vicentainer.